24.6.16

Eita sô, olha a festa junina aí!

O mês de junho é marcado por uma festividade muito legal: a Festa Junina!

"Dei um Google” pra achar a origem da festa e, para quem não sabe, eis aqui a explicação do site Sua Pesquisa“Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina’’

Agora que a gente sabe por quê a festa existe, vamos ao objetivo deste post: Te ajudar a ter ideias pra fazer sua própria festa, além de algumas dicas úteis e receitas para os seus convidados.

Passo 1: Trajes
Hoje em dia temos diversas casas especializadas em fantasias e trajes juninos. Existe um vestido mais lindo que o outro, mas deixo a dica: o segredo é abusar das cores e dos acessórios na peça.

Mas, se você não quiser investir dinheiro para usar o traje apenas um mês por ano (a crise tá brava, né migos?), te damos sugestões: camisa xadrez e calça jeans com alguns retalhos. Também dá para investir em chapéus, tranças e laços.


Passo 2: Decoração
Bandeirinhas de jornal, revista ou tecido. Escolha o que tiver em casa e bora colocar a mão na massa pra produzir este item de decoração junino. Além disso, dá pra confeccionar balões e usar os chapéus de palha nas mesas com os comes, eles servirão como bandejas.  


Passo 3: Comes e bebes
Aqui só cabe uma dica: Esquece a dieta, migos!!! É tanta coisa gostosa que eu engordei uns 5 kg só fazendo esse post. Tem paçoca, canjica, caldinho de feijão, pé de moleque, maria mole... Benza Deus! Minha comida típica preferida de festa junina é o caldinho de feijão. E a de vocês? Me contem nos comentários.


Acha que acabou? Na-na-ni-na-não! 


Ta com água na boca? Segura aí que, para finalizar, tem três receitinhas deliciosas para você fazer.

Imagem: Mixidão
Além das comidas, temos também bebidas típicas da festa, que são o quentão e o vinho quente. Segura as receitas aí:

Imagem: MdeMulher

Passo 4: Trilha Sonora
Claro que uma boa festa junina tem que ter uma trilha sonora com músicas bem típicas. Quem nunca ouviu "cai cai balão, cai cai balão aqui na minha mão" numa festa junina? Além dela, outras cantigas são bem famosas:



E é isso aí pesoarrr!! Bora fazê um arrasta pé sô.

Já estamos quase no final do mês de junho, mas dá para aplicar as dicas para as festas JULINAS também, viu?!

Se você gostou do post, não esquece comentar! Além disso, me conta qual parte você mais gosta dessa festa. Tá?

Beijão!

0 comentários:

Postar um comentário

 
ana lu fernandes - 2016 // voltar para o topo // design + código gbml