14.11.16

Por que a magia de Harry Potter nunca irá morrer?

Yeeeeey!!! Tudo bem com vocês?

Nesta semana, estreia um dos filmes mais aguardados de 2016: Animais Fantásticos e Onde Habitam. O filme dará continuidade ao universo bruxo que conhecemos em 1997, quando o livro de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado.


Em julho de 2011 a saga de Harry Potter teve seu último filme lançado, intitulado Harry Potter e as Relíquias da morte - Parte 2, e desde então os potterheads (nome dado aos fãs de Harry Potter) estavam carentes de novos conteúdos relacionados ao mundo bruxo. Mas, isso não foi motivo para que a magia de Harry Potter morresse, e é justamente sobre isso que vamos falar nesse post: os motivos pelos quais a magia do universo bruxo, criado por J. K. Rowling não irá nos abandonar nunca.


Pottermore

O Pottermore foi criado em abril de 2012 e é uma extensão do universo bruxo na internet.


No site encontramos diversos textos extras sobre a saga de Harry Potter, desde cenas, fatos e histórias não reveladas nos livros até testes que revelam para qual casa você iria se estudasse em Hogwarts e qual seria o seu patrono.

Já diria Dumbleodore ''Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia'', e ter um acervo tão grande de textos e fatos sobre Harry Potter com certeza nos ajuda a manter a magia viva em nossos corações.

Canais no Youtube 

Não é novidade pra ninguém que, atualmente, o Youtube é uma das maiores e mais poderosas plataformas de entretenimento no mundo da internet. O Youtube é muito democrático e tem lugar pra todos os gostos, e claro que tem espaço garantindo pra quem ama Harry Potter.

Eu acompanho alguns canais relacionados a saga, mas no post de hoje vou falar sobre os meus dois favoritos.

O Expresso de Hogwarts - E aí caras! O canal ''O Expresso de Hogwarts'' foi criado em 2013 pelo Renie, que é daqui de Floripa. O canal já conta com mais de 136 mil inscritos e é um dos maiores do Brasil quando o assunto é Harry Potter.


No Expresso de Hogwarts você vai encontrar quadros maneiríssimos sobre a saga como, por exemplo, o ''Pottercerteza'', onde os inscritos mandam dúvidas relacionadas a Harry Potter e o Renie as esclarece. O mais legal desse quadro é que a gente acaba descobrindo coisas bem legais sobre o universo mágico de J.K Rowling, além de informações que às vezes deixamos passar por um descuido ou que não ficaram tão claras assim quando lemos os livros ou assistimos os filmes.

Outra série de vídeos produzimos no Expresso (e que eu a-m-o) é o ''Das Páginas para o Youtube''. Neste quadro, o Renie traz um resumo dos livros, adicionando informações e comentários referentes à leitura. Assim como no Pottercerteza, esses vídeos nos possibilitam enxergar informações que talvez deixamos passar despercebidos. O quadro, no momento, encontra-se num hiato (Alou Renie, volta com ele para a minha alegria!), mas vale a pena assistir os quatro primeiros que estão disponíveis no canal.

Para mim, os vídeos de maior sucesso e que fazem com que a magia preencha e transborde nossos corações são os de reação aos trailers divulgados de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Talvez eu me comova muito por que quase sempre (ou seria sempre mesmo?) o Renie chora nesses vídeos e é nítido o amor que ele nutre pela saga. Não tem como não ser tocado e perceber o quanto o universo de Harry Potter é realmente mágico e mesmo depois de tanto tempo ainda nos comove de tal maneira.


Patrono Net - Fala galera! O Patrono Net nasceu em 2010, no site mais maravilhoso da internet (vulgo Twitter) como um fã clube para saga de Harry Potter, intitulado TwittPotter. Com o passar do tempo o fã clube foi crescendo e, em 2013, se tornou um site de notícias sobre o universo bruxo e o nome oficialmente mudou para Patrono Net

Em fevereiro deste ano, a fim de ganhar outras plataformas, o Patrono Net também virou um canal no Youtube. Atualmente já são mais de 15 mil inscritos e o sucesso é evidente.


Um dos quadros mais legais do canal é o "Sessão Reservada". Pra quem não se recorda, na biblioteca de Hogwarts há uma parte chamada de ''Sessão Reservada'' onde ficam os livros de leitura avançada e, em alguns casos, de leituras arrepiantes. Só é possível entrar nesta parte da biblioteca com uma autorização por escrito de algum dos professores da escola, ou seja, o bagulho é cabuloso mesmo! Neste quadro o Léo (apresentador do canal) conta histórias sobre algum lugar, personagem, fatos/acontecimentos ou coisas interessantes relacionadas a saga. É realmente uma aula sobre o universo bruxo.

Outro quadro que eu a-m-o do canal é o "Bisbilhoscópio" (@Deus por que não eu pra ter tal criatividade?), onde os inscritos mandam perguntas sobre o universo de Harry Potter e o Léo responde. Mas, diferentemente do quadro ''Pottercerteza'' do canal O Expresso de Hogwarts, no Bisbilhoscópio é respondido uma única dúvida, sobre um tema especifico. Vocês devem ter percebido que eu gosto mesmo desses quadros Perguntas x Respostas, né? Mas é que eu sou um tanto quanto distraída e assistindo esses vídeos eu consigo captar tantas informações interessantes que eles acabam entrando mesmo pra lista de favoritos.

Por último, mas não menos importante, outro quadro que eu tenho amado muito é falando sobre os Animais Fantásticos que habitam o universo bruxo. Os últimos dois vídeos lançados desse quadro falam especificamente dos animais da maleta de Newt Scamander, que será o protagonista da nova franquia de Harry Potter. Animais Fantásticos e Onde Habitam, que estreia nos cinemas de todo o Brasil nesta semana (como já comentamos no início deste post) e esses vídeos estão nos servindo de aquecimento, como o próprio Léo citou em um deles. Prontos ou não, vou deixar vocês com um vídeo deste quadro para vocês sentirem a maravilha que é. 


Livros e DVDs da Saga 

Muitos livros adicionais da saga Harry Potter foram lançados, alguns exemplo são as versões ilustradas de Pedra Filosofal e Câmara Secreta, O livro de artefatos mágicos e O livro das páginas para a tela, dentre tantos outros. Muitos deles foram lançados pós encerramento da franquia, em 2011, o que dá aos potterheads muito conteúdo extra, além de ajudar a manter a magia de Harry Potter viva. 

Mas mesmo se essas edições não tivessem sido lançadas, ainda assim nós teríamos nas nossas prateleiras os livros da saga e poderíamos recorrer a eles sempre que a saudade batesse. A mesma coisa acontece com os filmes. Ainda hoje, mesmo depois de já ter lido cinco vezes Prisioneiro de Azkaban ou de ter visto 55 vezes Relíquias da Morte pt. 2, sinto sempre como se fosse a primeira vez, como se a fosse a primeira vez que a magia estivesse tocando minha alma e ganhando meu coração.


E falando em livros... Neste ano, fomos agraciados com ''Harry Potter e a Criança Amaldiçoada'', a oitava história, dezenove anos depois.

Na verdade ''Harry Potter and Cursed Child'' (nome original) é uma peça de teatro, que foi lançada em julho deste ano em Londres. Mas, graças a Dumbleodore, o roteiro da peça virou livro e podemos ter novamente a emoção da expectativa por um lançamento, além de agora poder passar algumas horas do nosso dia lendo novos capítulos deste universo fantástico.


O livro dividiu bastante a opinião dos fãs, pois por se tratar de um roteiro de peça de teatro tem uma escrita diferente da que estamos habituados a encontrar nos livros de Harry Potter. 

Eu, particularmente, gostei do livro, apesar de achar que a história poderia ter sido mais bem trabalhada. Pra quem ainda não leu e ta na dúvida sobre ler ou não: Eu indico. Mas leia de mente e coração abertos, sem criar expectativas. Outro bom motivo para ler é o fato de ser Harry Potter. Se trata de J.K. Rowling. Não tem como não gostar, né mores?


Fãs

Já perdi as contas de quantos posts eu compartilhei aqui falando sobre meus ídolos e sobre as loucuras que eu já fiz por eles. Aliás, se você não leu ainda, aqui na lateral você pode buscar meus posts pelo meu nome (que pra quem não sabe ainda, é Bruna!). Mas só procura quando tu termina esse aqui, tá bom? Agora voltando ao assunto inicial... Eu sei bem como é esse sentimento de fã, essa loucura e amor incondicional e com certeza esse fator é um ponto muito forte para não deixar a magia de Harry Potter morrer.


Não tenho dúvidas de que os Potterheads manterão a magia viva, não só em seus corações, mas como das futuras gerações, vulgo seus filhos. Eu me imagino levando meus filhos (talvez seja exagero escrever no plural, mas ok!) na pré-estreia do quinto filme de Animais Fantásticos, por exemplo. E mesmo se eu só tiver filhos depois disso, com certeza eles receberão de herança todos os livros, DVDs, artefatos da saga e tudo mais que tiver.

Uma coisa é certa: Uma vez fã, sempre fã. E, neste caso: Uma vez potterhead, sempre potterhead.

Estamos chegando ao fim de mais um post e posso confessar uma coisa? Foi tão especial produzir esse aqui. Harry Potter é realmente e literalmente mágico. Espero que vocês tenham curtido tanto quanto eu.

Quem eu vejo nos cinemas dia 17 na estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam? Deixa aqui nos comentários! Ah, me conta também porque você acha que a magia de Harry Potter nunca irá morrer.

Malfeito, feito.
Nox!

0 comentários:

Postar um comentário

 
ana lu fernandes - 2016 // voltar para o topo // design + código gbml