31.1.17

Faça sua própria estampa de camiseta

Oi, gente!

Esse post acabou sendo resultado de uma coisa que estou fazendo durante as minhas férias, que foi voltar com um hobby antigo que eu amo: costurar.

Sempre gostei de arte, mas até os meus 12 anos ainda acreditava que podia achar um talento interior pra isso. Fiz aula de pintura em tecido, pintura em tela, desenho, até que um dia aceitei que aquela praia não era a minha. Aí, com o tempo, fui aprendendo e me interessando por costura e trabalhos manuais nesse estilo, já que sempre via minhas avós fazendo e me metia ajudar - atrapalhar - durante a tarefa.

Depois dessa pequena introdução e de concluir um trabalho acabei pensando em criar esse post pra, de repente, despertar algum talento em alguém aí ou simplesmente aproveitar as férias fazendo uma coisa que pode deixar a gente se sentindo mais leve.

Lá nos meus 15/16 anos eu comecei a criar e construir as estampas das minhas próprias camisetas. Aí, nesse verão, acabei passando por uma imagem e decidi que aquela frase seria ótima para uma camiseta. Então eu fiz!

A ideia

O Pinterest é um ótimo lugar de inspirações, vocês já sabem. Lá dá pra achar algum desenho interessante, uma frase, uma ilustração, enfim, alguma coisa que vocês achem bonita pra vestir e sair por aí.

Como a minha experiência é só com a criação e a produção de frases trouxe algumas inspirações nesse estilo pra vocês:
Claro, nunca é obrigada a ser igual. Na verdade é só uma inspiração mesmo. Ao longo da pesquisa vocês podem alterar, ter outras ideias, ter seu jeito. O mais legal de criar a própria estampa é que ela vai ser uma coisa sua e que provavelmente ninguém mais vai ter igual. 

o que você precisa

Com a ideia decidida, chegou a hora de começar a produzir a camiseta. Então, alguns itens são essenciais: camiseta (dãr), agulhas de sua preferência, linhas, tesoura, alfinetes ou fita adesiva, fita métrica ou régua, tecidos da sua escolha.

Pessoal de Floripa: Na Casas Elias (R. João Pinto, Centro) tem camisetas lisas de cores diferentes por R$ 13. Comprei a branca de algodão e achei o material ótimo. Já os tecidos, sempre compro na Casas Coelho (R. Deodoro, Centro). Tem uma infinidade de opções e, geralmente, um metro já é suficiente. Sem contar os preços, que são super em conta.

produção

ETAPA 1

Precisamos levar a ideia da tela para o papel. Vou mostrar a maneira que eu faço mas, quem conseguir fazer em menores etapas, ótimo. Vai levar bem menos tempo.

No caso dessa camiseta que fiz recentemente, coloquei a imagem na tela do notebook e fiz os contornos em uma folha A4 branca. Detalhe importante: inverta a imagem. Depois vocês vão entender.

ETAPA 2

Agora que você já tem o desenho em papel A4 faça o recorte certinho das letras/figuras. Agora, pegue o tecido e comece a desenhar as letras na parte de dentro dele, ou seja, o que seria o "forro". Como as letras estão invertidas, quando você começar a recortar o tecido, as letras já vão estar no formato certo e no lado certo do tecido :)

ETAPA 3

Depois de desenhar as letras no tecido é só recortá-las e começar a diagramação na camiseta.

Estique ela em uma superfície bem plana (nada de fazer no colo) e faça a medida das letras ou do desenho usando a régua ou a fita métrica. Gente, essa parte é MUITO IMPORTANTE. Tem que prestar atenção pro seu desenho não ficar torto na camiseta - se a ideia for que ele fique no centro. Depois, é só colocar ele na forma que você quer e "fixar" ele com fita ou alfinetes.

ETAPA 4

Hora de costurar! Deixando o desenho já prontinho na camiseta fica mais fácil enquanto você costura. Aí, conforme for mudando, é só ir tirando o que você usou para segurar o tecido e prontinho.
Quem não é muito familiarizado com costura, pode comprar também um item conhecido como bastidor. Ele facilita e agiliza na hora de costurar mais rápido.


Prontinho! Você provavelmente já tem uma camiseta e pode montar looks para sair por aí.

Fiquem de olho no meu Instagram (@milenaanderson) que logo vou postar o resultado da minha!

Super beijo!

0 comentários:

Postar um comentário

 
ana lu fernandes - 2016 // voltar para o topo // design + código gbml