3.7.17

Dicas para estudar sozinho em casa

Estamos há quatro meses do Enem e muita gente pode se perguntar se ainda dá tempo para se preparar e arrasar no exame. A boa notícia é que DÁ SIM

Eu optei por estudar em casa por alguns motivos como, por exemplo, conforto, grana e tempo. Claro que estudar em casa exige muito mais disciplina, afinal, estando em casa fica muito mais fácil trocar um sábado de estudos por um sábado debaixo das cobertas comendo gordices e vendo sua série favorita, né? 

Por isso, para o post de hoje eu selecionei algumas dicas para te ajudar a estudar em casa e mandar muito bem no Enem. 

Dica 1: Ambiente

Ter um ambiente confortável e organizado é o primeiro passo para seus estudos renderem. No esquema abaixo vocês podem conferir como ter um ambiente show de bola para estudar. 
  

Muita gente opta pelo quarto para ser seu ambiente de estudos, mas caso isso não seja possível para você, lembre-se de optar por um cantinho que você consiga ter silêncio para se concentrar nos estudos.  

Dica 2: Rotina

É fundamental que você tenha um cronograma de estudos de segunda a domingo, que detalhe tudo que você precisa fazer em cada hora do dia. Desde a hora de acordar, a hora para refeições, hora do banho. Tu-di-nho mesmo!! Ter um cronograma vai te ajudar não só na organização dos estudos, mas também a criar hábitos. Além disso, ter um cronograma me ajudou muito na questão do cansaço. Eu não estudava fazia muito tempo e, por isso, nos primeiro dias senti bastante cansaço, mas com o passar do tempo e seguindo meu cronograma tudo ficou mais fácil. 


Seja realista no seu cronograma e faça-o você mesmo, afinal, quem melhor do que você para saber das suas necessidades e quanto tempo dedicar a cada coisa? AH! Lembre-se de colocar nesse cronograma um espaço para os momentos de lazer, tá? Vestibulando tem vida social sim.

Dica 3: Menos é mais

Dica de quem já viveu isso na pele, tá? Não vai inventar de querer estudar todos os anos atrasados num único dia ou final de semana. No final das contas você vai ficar com a sensação de ''não entendi nada, não sirvo pra isso'' e vai querer desistir. Se você sabe que precisa recuperar algumas matérias ou precisa rever algum conteúdo no qual tem mais dificuldade, faça um cronograma para esses assuntos específicos e reserve um tempo aquedado para estudá-los. Com calma e planejamento tudo dá certo.
Dica 4: Não procrastine


Assim como você não deve querer estudar toda matéria atrasada num único dia, você não pode deixar o que já está acumulado acumular ainda mais. Seja realista quanto as coisas que você precisa fazer, crie um planejamento para executar e execute.

Dica 5: Continue

Sabe aqueles dias que você acorda com o pé esquerdo e tudo parece dar errado? Não desista do seu cronograma, continue seguindo suas tarefas como em qualquer outro dia. Você vai ver que no meio do caminho as coisas vão estar caminhando para o lugar certo.  


Dica amiga

Estudar em casa requer muita disciplina (como comentei no início do post), por isso é importante que você seja realista consigo mesmo sobre suas habilidades e necessidades. Não deixe para estudar ''mais tarde'' aquela matéria que você tem maior dificuldade.

Com quatro meses de preparação você consegue fazer muita coisa, acredite em mim, mas comece pelo mais urgente. Vida de vestibulando não é mole, mas com dedicação, organização e foco no objetivo tudo fica mais fácil.



Dica extra: Canais do Youtube que vão te ajudar

Para fechar esse post com chave de ouro, vou deixar algumas sugestões de canais no Youtube que podem te ajudar nos estudos.

Descomplica: O descomplica é um cursinho pré-vestibular online, mas mesmo quem não é assinante pode usufruir do conteúdo que eles disponibilizam no canal do Youtube. Para acessar, clique aqui. O descomplica também está no Instagram, Facebook e Twitter, é só procura-lós por lá. 

Aulade: O aulade é um canal de Youtube maravilhoso que tem vídeos sobre todas as matérias previstas no Enem. Como o canal é atualizado toda semana com novos conteúdos, minha dica é você montar paralelamente ao seu cronograma oficial, uma lista com as matérias em ordem cronológica. Não adianta você assistir uma aula sobre Movimento Uniforme sem ter visto Cinemática (que é a matéria que irá te introduzir na física), né? O canal deles você acessa aqui

Parabólica: Esse canal é voltado para vídeos sobre História e Atualidades. Para quem ama a matéria ou tem dificuldade em humanas esse canal é topster! Se interessou? Clica aqui

Química em Ação: Se você é como eu e tem pavor de Química, esse canal vai ser uma mão na roda para entender e amar a matéria. O Paulo (apresentador do canal) é super dinâmico e explica a matéria de um jeitinho que você vai entender, tenho certeza. Se você quiser conferir, clica aqui.


Conta pra mim nos comentários se você estuda em casa e qual sua estratégia. Eu vou amar saber! Se alguma dessas dicas te ajudou, não deixe de comentar também.

Se vocês tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários ou falem comigo através do meu Twitter ou Instagram

Um beijo e até a próxima! 

0 comentários:

Postar um comentário

 
ana lu fernandes - 2016 // voltar para o topo // design + código gbml