14.2.18

Como economizar para viajar

Em 2008 fiz minha primeira viagem internacional para Itália, depois de sete anos fui para Nova Iorque, daí para frente tive a experiência de morar por um mês em San Francisco, na Califórnia, viajei para Los Angeles, Las Vegas, Buenos Aires e, recentemente, passei um mês na Bélgica e conheci Paris e Amsterdã. Viajar parecer fácil, se você ver somente as fotos do Instagram. Eu sei, a gente pensa "Nossa, fulana tá viajando de novo! Que vida fácil" mas, confia em mim, não é bem assim.

post de hoje é o começo de uma série de posts sobre viagem. Vou compartilhar minhas experiências, dar dicas e falar sobre pontos turísticos, restaurantes e curiosidades.

Foto: Pinterest

Para viajar a gente precisa de que? Dinheiro! Alguns tem fácil e outros nem tanto. Economizar é sinônimo de Ana Lu, então, resolvi montar um post com dicas de como guardar dinheiro para viajar por aí.

Planejamento é tudo

O primeiro passo é colocar tudo no papel. Para onde você vai? Quando? Por quanto tempo?

Uma dica: quanto mais detalhes você escrever, melhor! Fica mais organizado e mais realista, o universo conspira e mais chances de acontecer. Não tô louca, a minha psicóloga que me deu essa dica uma vez. Hahaha! :)

Pesquise   

O ideal é você pesquisar itens como transporte, alimentação, estadia, valores de ingressos e passeios. Outras coisas importantes são seguro viagem, custo do passaporte (se houver necessidade), bem como vacinas, entre outros. Coloque custos como estes na ponta do lápis para facilitar a organização e você saber quanto vai gastar lá, afinal, não é só pagar a passagem.

Estabeleça metas

A partir da lista média de gastos, estabeleça metas. Defina um valor x para economizar por mês, por dia ou pelo período que você achar melhor.

Foco!

Quando o assunto é economia, você deve levar a sério. Sabe aquela blusinha de R$ 19,90 que você acha impossível não comprar? Faça ser possível deixar ela lá na loja! :) Tenha em mente que você PRECISA mudar os seus hábitos.

Procure alternativas baratas

Aquele passeio de sábado com as amigas no Outback pode ser reformulado. Que tal assistir um filme na casa de uma delas? E aquela loja cara que você adora, que tal achar outra que tenha um precinho amigo e peças parecidas com o seu estilo? Procure alternativas que caibam no seu novo plano financeiro.

O bom e velho cofrinho

Juro, eu tenho vários! Um para cada sonho/meta. É legal ver o cofrinho enchendo conforme você vai seguindo os passos acima. É uma boa motivação para continuar firme e forte!

Worldpackers

Juro, não é publi! Recentemente, descobri um site chamado Worldpackers que possibilita que as pessoas viajem para mais de cem países trocando habilidades por hospedagem. Além disso, é possível fazer voluntariado em ONGs, escolas e projetos sociais, bem como aprender em ecovilas e fazendas. É uma ótima maneira de diminuir gastos, já que a hospedagem é uma das coisas mais caras. Dependendo da vaga, em alguns casos, algumas das refeições também são fornecidas. Isso tudo você pode conferir no site oficial do projeto.


Espero, de coração, que este post tenha te ajudado de alguma forma. Vamos caminhar juntos em direção aos nossos sonhos. Ok?

Qualquer ajuda, conselho, entre outros, não pense duas vezes antes de me mandar um email! Escreva para bloganalufernandes@gmail.com.

Alguém tem mais dicas para acrescentar? Deixa aí nos comentários!

Beijo!

0 comentários:

Postar um comentário

 
ana lu fernandes - 2016 // voltar para o topo // design + código gbml